Quando se fala em Copa do Mundo no Brasil temos muito
sobre o que pensar. A primeira coisa sobre a qual refletimos é a enorme quantia
que irá ser gasta nas reformas das cidades e estádios, etc. Quando pensamos
nessa enorme quantia, lembramos que boa parte da população vive em condições de
vida precárias, que o país precisa de reformas em saúde, educação, segurança. Além
disso, quando pensamos em enormes quantias, sempre vem o assunto corrupção.
Isso é uma realidade: o Brasil é um país corrupto. Se isso vai acontecer na
Copa? Muito provável.
Entretanto, tem outro lado da história. A Copa de 2014 poderá
proporcionar diversos benefícios para o país como: vimos que a Copa do Mundo já
ocorreu em vários países e o país sede sofreu algumas mudanças em sua aparência,
com investimentos em reformas e em novas construções, geramento de muitos
empregos, uma melhora considerável no transporte público e segurança. A Copa
pode trazer muitos lucros para o país. Os turistas precisam se alojar em algum
lugar, ou seja, é um lucro a mais para hotéis, pousadas. Eles também precisam se
alimentar o que é lucro para restaurantes, bares. A Copa vai movimentar, se não
todos, boa parte dos setores da economia.
Mas a Copa do Mundo também pode ser algo bom em outros
pontos. Por exemplo, através da Copa podemos testar, introduzir algumas
tecnologias novas, como o HawkEye e o GoalRef. Isso pode ajudar a incluir essas
novidades em outros campeonatos e melhorar a arbitragem, ajudar a evitar erros.
Apesar de tudo isso, de seus prós e contras, a Copa ainda
é um maravilhoso evento, é uma verdadeira festa e devemos aproveitá-la. Até
onde se sabe, é impossível prever o futuro, então, até o tão esperado dia não saberemos como será. O que
podemos fazer é torcer para tudo ocorrer como planejado e que o Brasil saia
vitorioso sendo o primeiro país a ser hexa campeão mundial.